Chá para cólica: quais os melhores?

Confira qual o melhor chá para cólica! A dor forte na região pélvica é um dos sinais do início de um novo ciclo menstrual, que acontece sempre a partir da eliminação do endométrio (camada interna do útero produzida para alimentar um embrião).

A cólica é resultado da ação de uma substância chamada prostaglandina, cujo o principal efeito é a contração do útero, ação extremamente necessária para que o endométrio não permaneça no órgão por mais um ciclo. Além disso, os hormônios femininos progesterona e estrogênio permanecem baixos durante a menstruação, causando ainda mais desconforto para a mulher.

cha-para-colica-quais-os-melhores-1

Melhores chás para cólica

Para a maioria das mulheres o efeito dos analgésicos é curto e as cólicas e reaparecem uma ou duas horas após o uso desse tipo de medicamento, por este motivo, produtos naturais, como os chás, são uma ótima opção para acabar com as cólicas menstruais. Além do efeito prolongado contra a dor, as ervas podem ajudar em outros sintomas desagradáveis do ciclo menstrual, como a irritabilidade e a prisão de ventre.

Chá de orégano

O chá de orégano é um ótimo aliado contra as cólicas menstruais, também pode ser utilizado para auxiliar o organismo a eliminar toxinas.

Ingredientes

– 300ml de água
– 1 colher (rasa) de orégano

Como fazer

Ferva a água, coloque em uma xícara e acrescente o orégano. Tampe a xícara por alguns minutos antes de beber o chá. Não é recomendável adoçar.

Chá de cidreira

cha-para-colica-quais-os-melhores

A erva cidreira ajuda a aliviar as dores e também pode funcionar como calmante. O seu consumo é indicado nos dias que antecedem a menstruação.

Ingredientes

– 300ml de água
– Um punhado de erva cidreira
– 1 colher (de chá) de açúcar

Anúncio Patrocinado:

Como fazer

Ferva a água e adicione a erva cidreira. Utilize um pano para tampar o recipiente em que está o chá, adoce e está pronto para beber.

Chá de folha de laranjeira

Além do efeito positivo contra a dor, as folhas de laranjeira atuam de maneira muito eficaz no organismo, combatendo o estresse e auxiliando na melhora da qualidade do sono.

Ingredientes

– 200ml de água
– 2 Colheres (de chá) de folha de laranjeira

Como fazer

Ferva a água e coloque em uma xícara. Pique bem as folhas de laranjeira e coloque na água. Tampe a xícara até o chá ficar morno. Beba durante a noite.

Chá de camomila

O chá de camomila é muito popular por conta do seu efeito calmante. No entanto, ele também é uma ótima opção para as mulheres que sofrem com cólicas menstruais muito fortes. As dores musculares também podem ser aliviadas com a camomila.

Ingredientes

– 200ml de água
– 1 colher (de chá) de camomila

Como fazer

Ferva a água e em seguida acrescente a camomila. Se achar necessário, adoce com uma pequena quantidade de mel.

Chá de hortelã

O chá de hortelã alivia a cólica e o mal estar. Ele é eficaz quando tomado antes ou logo após a dor começar. Também é importante não exagerar na quantidade, o ideal é tomar apenas uma xícara no dia.

– 200ml de água
– 1 colher (de sopa) de folha de hortelã

Como fazer

Lave bem as folhas de hortelã e coloque na xícara, despeje a água já fervida e ainda bem quente na xícara e deixe o chá esfriar por aproximadamente 20 minutos.

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *