Chá de Cavalinha:benefícios e efeitos, emagrece mesmo?

Chá de cavalinha faz mesmo emagrecer? Analisamos todos os efeitos e benefícios desse chá em nosso organismo

A natureza vive nos presenteando com muitos compostos, que podem fazer até com que se evitem remédios e químicas nocivas a saúde. Normalmente, em regiões onde a proximidade com o campo é maior, ervas e temperos são usados como cura para vários males. E algumas delas até acabam fazendo parte da composição de vários remédios. No artigo de hoje vamos falar sobre a cavalinha, que é muito consumida na forma do chá de cavalinha e que pode trazer vários benefícios para saúde, sendo inclusive conhecida pelo seu efeito no emagrecimento. Vamos entender do que se trata e se ela é isso tudo mesmo.

O que é a cavalinha?

cha de cavalinha

Indo direto ao assunto, a erva chamada de cavalinha tem Equisetum ssp, como seu nome científico é uma planta equissetácea e foi descrita em 1753 pelo botânico Lineu. Seu nome é de origem latina que significa Equi (cavalo) setum (cauda), ou seja, rabo de cavalo, já que a planta se assemelha ao rabo desse animal. Outros nome são atribuídos a ela como cola de cavalo, lixa vegetal e erva canudo.Ela é muito utilizada em várias receitas fit.

Quais seus beneficios?

Existem vários usos para essa planta:

  • Evita o surgimento de pedra nos rins
  • Evita o surgimento de pedras na vesícula
  • Ajuda a combater a pressão alta
  • Possui efeito diurético, o que evita a retenção de líquidos e consequentemente o inchaço
  • Auxilia no tratamento de doenças do sistema digestivo, como as úlceras.
  • Evita o estresse
  • Reduz o fluxo menstrual
  • Ajuda no tratamento de dores de cabeça
  • Trata o reumatismo, osteoporose e outras doenças dos ossos graças a presença de cálcio; entre outras.

A cavalinha é um remédio caseiro para a saúde dos ossos, graças ao seu teor de silício. O consumo desta planta ajuda a fortalecer os ossos, fixa o cálcio e contribui para que o corpo retenha esse mineral tão importante por mais tempo.

Receita de chá de cavalinha

O chá de cavalinha pode ser preparado com as folhas despejadas em água fervente. Deixe ferver por 20 minutos, coe e tome, no máximo, 3 xícaras por dia para obter os benefícios da cavalinha.

Anúncio Patrocinado:

cavalinha emeagrece

O chá de cavalinha estimula a cicatrização e atua como profundo hidratante da pele e do organismo como um todo. Além disto, ele é muito eficiente na recuperação de ferimentos na pele e no tratamento de frieiras, de aftas e de úlceras. Outro benefício do consumo do chá de cavalinha é a boa aparência das unhas e da pele.

Existem contra indicações?

Sim, pessoas com pressão baixa devem evitar esse chá, pois ele é diurético, o que faz abaixar a pressão.

Além disso deverão evitar o consumo de cavalinha aquelas pessoas que sofram de doenças gástricas, tais como úlceras gástricas ou duodenais, gastrite, acidez, etc. É que esta erva medicinal poderia irritar as mucosas gastrointestinais e piorar a condição do paciente.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso inserir o cha de cavalinha em suas vidas. Lembrando que todo chá ou composto só deve ser inserido na dieta com autorização do seu médico. Evite se auto medicar ok?

Se você tem sugestão de novos artigos, pode deixar nos comentários

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *