Carne faz mal? Entenda aqui!

Comer carne tem se tornado um dilema, ainda mais com o crescente número de opções de pratos vegetarianos e a divulgação de tantos impactos ambientais causados pela prática da pecuária. Contudo, a dúvida só aumenta:afinal comer carne faz mal?

A questão é que a alimentação humana sempre foi composta por carne, o que mudou foi a forma e a quantidade em que ela é consumida. Com o passar dos anos, a carne se tornou o principal ingrediente da refeição, na maioria das vezes, preparada com óleo e adição de muito sal. A falta de variedade e o modo de preparo que faz da carne vermelha um alimento dispensável.

Entenda por que carne vermelha faz mal

A carne vermelha é um alimento saudável, possui uma boa variedade de vitaminas e minerais e é uma das principais fontes de proteína para nós humanos. Sem receber proteína diariamente, o organismo sofre com a dificuldade em manter suas atividades, consequentemente, diversas doenças podem surgir.

No entanto, é preciso lembrar que a carne passa por uma longa etapa de preparo antes de chegar à mesa e estar pronta para comer. Um dos principais problemas é a forma como a carne é armazenada e transportada após o abate dos animais, já que é muito fácil que esse tipo de alimento sofra uma contaminação.

O cozimento é uma das maneiras mais efetivas de garantir que a carne não seja prejudicial à saúde, no entanto, em muitos tipos de pratos ela ainda é ingerida crua, o que representa um perigo para o organismo. O exagero de sal e óleo para preparo da carne também faz mal, esses dois ingredientes podem estimular o desenvolvimento de muitas doenças, aumento do colesterol e da pressão arterial.

Os benefícios de não comer carne

Anúncio Patrocinado:
   

Selecionamos os principais benefícios de não comer carne. Confira:

Variedade maior de nutrientes

Parar de comer carne é uma escolha, mas que implica em benefícios não apenas individuais. Sem o consumo de carne, que é o principal alimento das refeições brasileiras, outros alimentos ganham espaço nos pratos, especialmente os legumes e as verduras, com isso, o corpo recebe uma variedade muito maior de nutrientes.

Se a preocupação é a quantidade de proteína ingerida, é importante lembrar que existem muitas outras opções de alimentos com grande quantidade dessa substância. São boas opções o ovo, a lentilha, o grão de bico, a soja e o salmão, caso a intenção seja apenas abandonar o consumo da carne de boi.

Protege o organismo contra parasitas

A carne é um alimento composto por água e necessita de refrigeração constante para não ser alvo de fungos e bactérias. Não consumir esse tipo de alimento também é uma maneira de manter o organismo protegido contra muitos parasitas que podem provocar doenças graves, como, por exemplo, a teníase.

Contribui com o meio ambiente

Além de todos esses benefícios para o organismo, excluir a carne do cardápio pode ser uma ótima maneira de contribuir com o meio ambiente. O espaço utilizado para criar os gados é muito grande, geralmente, esses pastos são feitos com a derrubada de muitos hectares de mata nativa.

Recomendados para você:

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *