Carne de soja: quais os benefícios para o corpo?

A carne de soja proporciona inúmeros benefícios para o corpo, seu consumo pode substituir a ingestão de carne animal ou simplesmente ser mais uma opção no cardápio, já que é um muito alimento saudável.

A principal propriedade da carne de soja é a proteína, substância que auxilia o organismo em várias funções, por este motivo, o seu consumo é tão recomendado. Para se ter uma noção, cada 100g desse tipo de carne contém aproximadamente 33% de soja, enquanto a carne vermelha possui apenas 19%.

Saiba tudo sobre a carne feita com soja. (Foto: Divulgação)

Apesar da proteína de soja ser considerada pouco saudável por uma minoria, nutricionistas ressaltam o quão bem esse alimento pode fazer para a saúde. É preciso apenas ficar atento ao modo como ela é produzida e assim optar por marcas que informam os detalhes de preparação, bem como o tipo de soja utilizada, transgênica ou convencional.

Principais benefícios da carne de soja

Selecionamos os principais benefícios de comer carne de soja. Confira:

Boa para os músculos

A proteína é fundamental para os músculos, esse nutriente é o grande responsável por manter a musculatura do corpo sempre forte e saudável. Por este motivo, a carne de soja é muito indicada para quem pratica musculação, pois ela protege contra lesões e ainda ajuda no crescimento dos músculos.

Aumenta o bom colesterol

A carne de soja conta com um menor teor de gordura que a carne animal, essa característica é responsável por efeito que muito contribui para a saúde, a diminuição do colesterol ruim – LDL. Vale ressaltar que o alto níveis de LDL pode provocar uma série de complicações ou até mesmo promover a formação de placas de gordura nas artérias, o que pode levar a morte.

Anúncio Patrocinado:
   

Ajuda a prevenir o câncer

Esse benefício está relacionado, principalmente, ao organismo feminino e os dois tipos de câncer mais comuns nas mulheres. A carne de soja foi apontada como uns dos alimentos com ação mais eficaz na prevenção do câncer de mama e de endométrio.

Auxilia na perda de peso

Substituir a carne de boi pela carne de soja é uma ótima alternativa para reduzir o número de calorias da dieta, já que o alimento de origem vegetal tem apenas 106 calorias a cada 100g. No entanto, o emagrecimento também depende da quantidade de proteína de soja consumida, já que o alimento possui carboidratos em sua composição. É válido não ultrapassar 80g por dia.

Esse tipo de “carne” ajuda a emagrecer. (Foto: Divulgação)

Possui vitaminas do complexo B

A carne de soja não é só proteína, ela também apresenta uma boa quantidade de vitaminas e minerais, com destaque para as vitaminas do complexo B. Sendo assim, esse tipo de carne também pode contribuir para a saúde do sistema nervoso central, especialmente na terceira idade, para evitar qualquer tipo de problema que possa atrapalhar capacidade cognitiva. Outro destaque é a vitamina B12, muito importante para prevenir a anemia.Já falamos aqui sobre a noz da india, sugiro a leitura do artigo.

E aí? Pronto para incluir carne de soja no seu prato? Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *