Câncer de Pele: Dicas e cuidados para evitar.

Saiba aqui os principais cuidados que você deve ter no seu dia a dia para evitar o câncer de pele, fique atento às nossas dicas e ajude a prevenir! 

No texto de hoje você ficará sabendo dicas apare evitar esse mal que tem avançado nossa sociedade, você poderá se prevenir de várias forma, veja à seguir e passe essas informações para amigos e familiares.

protetor-solar

 

O que é o câncer de pele?

O câncer de pele é é um crescimento descontrolado e desequilibrado de células da pele, qualquer célula da nossa pele pode se tornar um câncer, por isso o câncer de pele é o mais comum que existe. Ele é dividido em dois tipos: os melanomas e os não melanomas.

Eles podem ser: carcinoma basocelular (CBC), carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC), melanoma cutâneo – um dos mais perigosos.

O carcinoma basocelular é o mais comum de todos e o menos agressivo, as células se reproduzem desequilibradamente formando o tumor, mas a como o crescimento dele é demorado, dificilmente se espalha pra outros tecidos causando metástase. Cerca de 80% das pessoas que contraem câncer de pele são d tipo carcinoma basocelular.

cancer de pele

O carcinoma espinocelular é um não melanoma que atingem 20% das pessoas que contraem câncer de pele. É um tipo de câncer que atinge pessoas mais de idade, a partir dos 60 anos, os homens geralmente são os mais afetados, as áreas comuns são o couro cabeludo e a orelha, porque são as que ficam mais expostas sem proteção solar e um pouco mais perigoso que o carcinoma basocelular porque o crescimento dele é mais rápido e pode se espalhar com mais facilidade.

Já o melanoma é o mais perigoso, por seu um tumor maligno e pode ser letal, sua forma de crescimento é muito rápida e se espalha com facilidade para vários órgãos. Os mais atingidos são mucosa, olhos, genitais, pele, orelhas e órgãos internos.

Anúncio Patrocinado:

O melanoma cutâneo se comparado aos outros tipo de câncer de pele é o que tem uma incidência bem inferior.

Dicas de como prevenir o câncer de pele

Sabemos já que o sol é o principal causador do câncer de pele por causa dos raios UVB, como nosso país é tropical e de sol quase que o ano inteiro, é imprescindível que a população faça o uso correto do protetor solar todos os dias, para evitar um câncer.

As pessoas mais brancas e com pele mais sensível devem redobrar os cuidado com o protetor solar e sempre procurar fazer exames dermatológicos, um diagnóstico rápido é a melhor forma para o tratamento de algum câncer.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda tais medidas de proteção e prevenção ao câncer de pele:

  • Usar protetor solar com fator mínimo de 30, no corpo todo e também no rosto. Se você se expõe muito a atividades ao ar livre, deve-se reaplicar o protetor de duas em duas horas;
  • Além do protetor usar chapéu e camisetas;
  • Quando for à praia ou piscina, usar barracas ou tendas com confeccionadas de algodão ou lona, porque são as que mais absorvem a radiação UVA;
  • Evitar ficar exposto ao sol de 10h às 16h;
  • Ficar atento à manchas e pintas que aparecem na pele, e sempre que aparecer alguma consultar um médico;

As dicas são fáceis e simples, é só segui-las para se prevenir e para todos os casos à um tratamento adequado. Consulte sempre seu médico.

Esperamos que o texto de hoje tenha lhe ajudado.

Para maiores dúvidas e sugestões nos deixem comentários!

Até a próxima!

 

Recomendados para você: