Banana engorda? Saiba a verdade aqui!

Será que a banana engorda e é vilã na nossa dieta? Antes de devorar a próxima penca de bananas saiba a verdade aqui se banana engorda ou não

Sempre que estamos precisando perder uns quilinhos recorremos a um consumo mais frequente de frutas no nosso dia a dia. Ou também substituímos alguns alimentos mais calóricos por frutas para mantermos uma alimentação mais saudável. Há outros que não conseguem passar o dia em sem consumir uma fruta. As frutas são fartas aqui no Brasil devido ao clima propenso ao cultivo de vários tipos e espécies. Mas será que todas as frutas possuem baixas calorias e ajudam mesmo a emagrecer? Por exemplo, sabemos que o abacate possui muitas calorias e seu consumo em excesso pode até fazer a pessoa engordar. E a famosa banana, fruta tão comum no nosso país? Será que seu consumo está liberado sem restrições? A banana engorda ou não? Podemos comer quando estamos de dieta? Tire suas dúvidas e saiba a verdade agora.

banana engorda

Brasil, a República das Bananas ou nem tanto assim…

Muitos historiadores já se referiram ao Brasil como a república das bananas, o que simbolicamente faz sentido, na prática não é bem assim. A banana atualmente é facilmente cultivada no Brasil mas ao contrário do que se imagina ela não é uma fruta nativa da nossa terra. Ela é originária da Indonésia e há 5 mil anos atrás era comum em sua maioria encontrar espécies de cascas grossas e polpas ralas. Desde então o homem começou a selecionar as variedades mais saborosas, de casca fina e sem semente, basicamente as que conhecemos hoje.

No Brasil ela chegou com a vinda dos Portugueses e a partir de então passou a ser cultivada no nosso país. Mas há quem diga também que algumas pessoas já eram cultivadas anteriormente pelos índios. Atualmente as cinco espécies mais consumidas são as Bananas nanica, da terra, da prata, maça e ouro, e o brasileiro gosta tanto de banana que a média de consumo por ano é de 27 quilos, 10 quilos a mais que a média nacional, que é de 17. Talvez isso explique a “República das bananas”.

 

Afinal, banana engorda ou não?

Depois de saber mais sobre a banana e descobrir que comemos quase 27 quilos delas por ano precisamos saber a verdade: banana engorda ou não? NÃO! Mas com ressalvas. A banana não está liberada o consumo em grandes quantidades. Vamos entender porque.

A banana de acordo com sua variedade pode ter de 80 a 130 calorias, apesar de não ser uma quantidade muito alta ela possui muito açúcar, cerca de 19 g para cada porção de 100g. Ou seja, ela é ideal para quem faz exercícios físicos, pois esse açúcar se transforma em energia, no entanto, quem comer em maiores quantidades e não fizer atividade física contribuirá para o açúcar se acumular no organismo e aliado a uma alimentação calórica fará você ganhar peso. O recomendado é o consumo de até duas bananas por dia. A banana menos calórica é a maça e a mais calórica é a da terra.

Anúncio Patrocinado:
   

banana engorda

Benefícios da banana

Agora que você já sabe que pode comer banana, mas com moderação, conheça os benefícios dela para sua saúde, e olha que são muitos, confira:

  • Comer banana antes dos treinos é uma ótima fonte de energia por causa do seu açúcar;
  • Ajuda a emagrecer se consumida com moderação porque possui grande quantidade de fibras que no estomago proporcionam saciedade. É ideal para os lanches entre as principais refeições;
  • Seu consumo diário ajuda a prevenir contra as cãibras porque a banana é rica em potássio e minerais;
  • Possui nutrientes que auxiliam o organismo na absorção de cálcio de outros alimentos o que contribui para o fortalecimento dos ossos;
  • Rica em vitaminas do complexo B, A, C, magnésio e aminoácidos.

 

Sabe por que os macacos parecem tão felizes e saltitantes? Porque eles comem muitas bananas e essa fruta contém a serotonina, responsável pela sensação de felicidade. Então que tal começar com uma banana logo cedo e começar o dia feliz? Aproveite todos os benefícios dessa fruta que é farta em nosso país e super versátil na hora de preparar. Pra quem quer se alimentar bem , já falamos sobre o simfort que pode ajudar muito sua saude.

Gostou da matéria? Como você costuma consumir a banana? Compartilhe com a gente suas dicas, ou deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários. Espero que tenham gostado e conto com vocês aqui para a nossa próxima matéria. Até lá.

Recomendados para você:

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



1 comment

  1. Marinalva de Pontes Lima

    Eu não gosto muito de banana, dizem que ela faz tudo isso em mim o resultado é inverso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *