Alimentação saudável: veja nossas dicas!

Aprenda como ter uma alimentação saudável, sem necessariamente precisar deixar de comer os alimentos você gosta. Veja dicas úteis que prometem mudar completamente a dieta e contribuir com a longevidade.

A dieta saudável só oferece benefícios à saúde. Além de melhorar a disposição e proporcionar bem-estar, ela previne doenças como diabetes, hipertensão, câncer, obesidade e infarto. Para melhorar a alimentação, é preciso passar por uma reeducação alimentar, ou seja, fazer pequenas mudanças no cardápio e adotar hábitos saudáveis.

Valorize os alimentos naturais na dieta. (Foto Ilustrativa)

Valorize os alimentos naturais na dieta. (Foto Ilustrativa)

Dicas para ter uma alimentação saudável

Selecionamos algumas dicas fundamentais para ter uma alimentação saudável. Confira:

Dê preferência aos alimentos naturais

Na hora de montar o cardápio, dê preferência aos alimentos “in natura”. As refeições do dia devem ser ricas em legumes, frutas, verduras, grãos, cereais integrais e carnes magras. No caso das frutas, por exemplo, é recomendado ingerir de três a cinco porções por dia.Já falamos aqui sobre a batata doce e granola que são ótimos para a saúde.

Cuidado com os alimentos industrializados

Os alimentos industrializados, como embutidos e doces, não combinam com a reeducação alimentar porque fazem mal à saúde. Eles são ricos em sódio, conservantes e corantes. Com o passar do tempo, a pessoa pode sofrer com os males da pressão alta e sobrecarregar os rins.

Faça substituições

Você pode comer de tudo na sua dieta, mas desde que faça isso com moderação. Também é interessante realizar substituições inteligentes no cardápio, ou seja, substituir os alimentos pesados e gordurosas por versões mais leves e nutritivas. Exemplo: ao invés de rechear o lanche com presunto e muçarela, combine queijo branco e peito de peru.

Não faça jejuns prolongados

Essa história de ficar sem comer definitivamente não é a melhor opção. Os jejuns prolongados tornam o metabolismo lento e dificulta o processo de emagrecimento. O ideal é fazer seis refeições por dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), com um intervalo de três horas entre elas.

Anúncio Patrocinado:
Não fique muito tempo sem se alimentar. (Foto Ilustrativa)

Não fique muito tempo sem se alimentar. (Foto Ilustrativa)

Combine bem os alimentos

O segredo de uma alimentação saudável é combinar todos os tipos de nutrientes que o corpo precisa. O cardápio deve conter fontes de carboidratos, fibras, vitaminas, minerais, proteínas e até mesmo gorduras. Os itens calóricos e gordurosos, por sua vez, devem ser ingeridos com moderação.

Cuidado com o açúcar e a farinha

Os produtos à base de farinha refinada devem ser consumidos com moderação, como é o caso das massas, bolos e bolachas. A mesma regra vale para os alimentos com grande quantidade de açúcar, afinal, eles aumentam o índice glicêmico do corpo e pode desencadear doenças.

Mastigue devagar

Na hora de fazer as refeições, procure mastigar bem os alimentos e não tenha pressa. Esse cuidado contribui com o processo de digestão e, consequentemente, ajuda a emagrecer. Procure um lugar tranquilo para se alimentar e não pense tanto nos compromissos. Evite comer assistindo televisão ou na frente do computador.

Nenhum alimento é proibido na alimentação saudável. Na verdade, os nutricionistas recomendam evitar os itens que prejudicam o organismo a longo prazo ou reduzir as porções dos mesmos. Procure sempre montar um prato colorido e faça substituições inteligentes no cardápio. Uma dieta equilibrada reflete no peso e no bem-estar!

Recomendados para você: