Alergia ao usar Aliança? Entenda por que isso ocorre!

Entenda do que se trata a alergia a alianças e como é possível tratar isso.

Veja se já aconteceu com você: você compra aquela linda aliança de compromisso, que sempre sonhou e dois dias depois, começa a ver que seu dedo está vermelho, ardendo, coçando, ou mesmo com um machucadinho. Pois é, apesar de raro, este problema que ficou conhecido popularmente como “alergia a alianças” pode acabar ocorrendo e nesse artigo de hoje, vamos te mostrar por que isso acontece e também como proceder. Acompanhe a seguir.

Alergia a Alianças – entenda o problema

Indo direto ao assunto, alergias a alianças não costumam ser nada extremamente sério, apenas uma dermatite de contato. Ela é causada devido à presença de outros metais na joia, o que pode desencadear uma reação alérgica em algumas pessoas ou por impurezas na parte interna, devido à falta de costume de se tirar a aliança durante o banho, quando for lavar a louça ou as mãos. Por isso é sempre interessante, que ao comprar a aliança de ouro, você escolha lojas de confiança, pois essa presença de outros metais, pode ser até um truque da joalheria para que o preço da produção fique mais barato e eles lucrem mais empurrando ouro “misturado”.

Algumas causas da alergia:

  • Mistura de outros metais na hora de fazer a aliança
  • Sabão acumulado embaixo da aliança quando a pessoa lava as mãos e não enxagua direito
  • Alergia a prata(caso a aliança não seja de ouro)

A ocorrência desse tipo de coisa é mais comum do que se imagina. Pessoas diferentes costumam desenvolver alergias diferentes, então muitas vezes sabemos de casos de pessoas com alergias específicas, como é o caso das jóias e bijuterias.

Anúncio Patrocinado:

Como essas alergias se manifestam?

As alergias às jóias e às bijuterias, como qualquer outra alergia de contato, podem se manifestar de duas formas principais. Uma delas é uma lesão vermelha e descamativa, que coça muito e às vezes fere devido ao ato de fricção, e que fica no local do contato da pele com o agente agressor, no caso, o enfeite. O outro tipo de manifestação ocorre distante do local de contato com o agente agressor. Assim, um anel ou uma pulseira podem determinar coceira e vermelhidão nas costas ou na perna, por exemplo.

Existe tratamento?

Evitar o uso de bijuterias e de joias que contenham níquel talvez seja a principal medida a ser tomada, de forma a prevenir o desencadear das reações alérgicas. Infelizmente, muitas vezes não dá para saber ao certo o que possui ou não um material que irá produzir reação, por isto, pode ser necessário escolher outras alternativas de acessórios, como os feitos em couro, por exemplo. Pulseiras e colares produzidos com cordões e apenas pequenos detalhes em bijuteria podem provocar menos reação alérgica e também é uma interessante opção nestes casos.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas ajudem você a evitar esse problema. Recomendamos sempre que um médico seja procurado para que se possa atestar se a pele está com mais algum problema além dessa alergia.

Se você tem dúvidas ou sugestões de novos artigos, pode deixar nos comentários!

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *