Açúcar Orgânico: faz bem? benefícios,preço e mais!

Seja VIp e receba nossos artigos direto no email:



Conheça tudo sobre o açucar orgânico, o que ele tem de diferente, se faz bem pra saúde e até onde comprar mais barato! Confira conosco!

As prateleiras dos supermercados estão cada vez mais repletas de produtos naturais e menos agressivos para a saúde. Isso é excelente, porém pode gerar dúvidas na hora de escolher o que colocar no carrinho. Um exemplo disso é o açúcar, um alimento que não falta na despensa dos brasileiros, mas que atualmente possui muitas variações. Por isso, hoje vamos falar do açúcar orgânico e seus benefícios. Continue lendo para saber mais.

açúcar-organico

O que é o açúcar orgânico?

A produção do açúcar orgânico se difere dos demais açucares, desde a preparação do solo. Isso significa que, nesse caso, não há uso de fertilizantes químicos na produção da cana que vai servir como base a preparação do açúcar orgânico. Além disso, trata-se de um manejo sustentável, mais preocupado com a preservação ambiental e saúde das pessoas. Inclusive, até as embalagens são biodegradáveis!

A aparência do açúcar orgânico se assemelha ao açúcar mascavo, isso porque ele possui coloração mais escura (cor de caramelo) e é um pouco mais grosso.

Onde comprar mais barato?

Na loja Natue, você encontra com preço excelente e eles entregam pra todo Brasil, clique e confira:

botao-natue-novo

Quais são os seus benefícios?

Como o processo de produção do açúcar orgânico não leva agrotóxicos, trata-se de um alimento mais saudável e de maior valor nutricional. Porém, ainda assim possui calorias e os nutricionistas indicam seu uso moderado.

Vídeo sobre o açucar orgânico

Nesse vídeo você pode entender um pouco mais sobre ele, confira:

Outros tipos de açúcar:

Veja também outros tipos de açúcar disponíveis no mercado e entenda a diferença entre eles.

Anúncio Patrocinado:
   

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é muito parecido com a rapadura, tanto na cor, quanto no seu sabor. Ele é obtido da cana-de-açúcar e e não passa pelo processo de refinamento, o que preserva seus grãos um pouco maiores e mais escuros. O não refinamento preserva os valores nutricionais do alimento.

Açúcar demerara

O açúcar demerara é considerado um dos açúcares mais nobres, e é muito utilizado na produção de doces sofisticados. Ele possui cor amarelada, e é mais claro que o açúcar mascavo, por exemplo. No seu processo de beneficiamento, ele passa por um refinamento, porém, não são adicionados aditivos químicos em sua composição.

Açúcar light

Apesar do nome, o açúcar light não é livre de calorias, porém, como ele adoça em média quatro vezes mais que as outras versões, a quantidade utilizada é bem reduzida. Ele é bastante indicado para quem está fazendo dietas para perder peso.

Frutose

Retirado de algumas frutas ou até do milho, a frutose é bastante utilizada na indústria de doces, por seu sabor extremamente adocicado. Porém, apesar da sua origem, se engana quem pensa que a frutose possui alto índice de vitaminas e nutrientes: a frutose é o tipo de açúcar que contém menor valor nutricional.

Açúcar cristal

É o tipo mais comum de açúcar, e passa por processos de refinamento e nele são adicionadas substâncias que o deixam bem branquinho.

Açúcar refinado

É o açúcar cristal após um processo que o deixa ainda mais fino. O açúcar obtido ao final do processo é separado em duas partes: a parte mais fina se torna o açúcar de confeiteiro, e a outra, o açúcar refinado.

açucar-organico-beneficios

Tipos de adoçante:

Apesar de polêmico o adoçante pode ser também uma opção para quem deseja reduzir o índice de calorias ingeridas e para os diabéticos, pessoas que não podem ingerir o açúcar. Veja a seguir quais são os tipos de adoçante mais comuns e escolha o que melhor cabe na sua dieta.

É um tipo de adoçante derivado do açúcar, e possui alto poder de adoçar, chegando a ser 600 vezes superior que o açúcar. Pesquisas já indicaram que o seu uso não traz riscos para a saúde.

Ciclamato

Seu uso é mais comum na indústria alimentícia, na produção de produtos dietéticos. Trata-se um adoçante sintético, e derivado do petróleo. Deve ser evitado por hipertensos por possuir certo teor de sódio.

Sacarina

A sacarina também é um adoçante sintético, e possui poder de doçura entre 200 e 700 vezes mais que o açúcar. É mais comum na preparação de alimentos e receitas quentes.

Aspartame

Possui sabor muito parecido com o do açúcar branco, e pode adoçar ate 200 vezes mais que ele.

E então pessoal, tiramos suas dúvidas sobre o açúcar orgânico? Então que tal incluir na sua dieta?  

Se você quer falar sobre ele, se ja usou e tal, pode usar os comentários aqui embaixo!