Açafrão da Terra: emagrece mesmo? Conheça seus efeitos e benefícios!

Açafrão da Terra tem incontáveis benefícios para o corpo e inclusie ajuda a emagrecer e perder peso! Veja como ele atua no corpo e como pode ajudar sua saúde!

Normalmente, sempre falamos aqui, de compostos da natureza que podem melhorar a saúde ou ajudar a emagrecer. Foi assim com o Goji berry e também com a farinha seca barriga, mas hoje vamos nos atentar ao Açafrão(ou cúrcuma), que recentemente esteve envolvido em polêmicas, quando a apresentadora Bella Gil disse que usava ele para escovar os dentes.

Também conhecido por cúrcuma ou açafrão da Índia, o Açafrão tem se tornado um sucessona culinária brasileira e vem da mesma família do gengibre – é tão parecido que é chamado também de gengibre amarelo – e é o principal ingrediente do famoso curry indiano. Tome cuidado para não confundir o açafrão-da-terra com o açafrão vermelho. Este último é oriundo dos pistilos de uma flor e é considerado a especiaria mais cara do mundo, o açafrão-da-terra é muito mais acessível. Essa planta é a mais estudadas de todos os tempos, com 5.100 referências na Biblioteca Nacional de banco de dados bibliográficos do Medline. E, no entanto, apesar de ter sido demonstrado que tem valor terapêutico em mais de 500 estados de doença em animais e em in vitro, ainda tem pouco estudo clínico em humano.

Quais os benefícios do Açafrão da Terra?

A cúrcuma apresenta vários minerais e vitaminas, sendo destaque o potássio, que auxilia para controle da pressão arterial e prevenção de derrames. Ainda se resume fonte da vitamina C, aliada em relação à imunidade, e também vitamina B6, que se caracteriza boa ao cérebro.

Bom, seu consumo pode ajudar várias áreas do seu corpo, tendo vários benefícios, acompanhe:

Ação antioxidante

Estudos clínicos têm comprovado que a curcumina exerce um efeito antioxidante muito poderoso. Assim ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

Aliado contra a artrite

Devido à ação antioxidante da curcumina, o açafrão-da-terra ajuda a aliviar a artrite. Isto porque nesta doença os radicais livres são responsáveis pela degeneração e inflamação das articulações. A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema (inchaço) e a dor.

Anúncio Patrocinado:
   

Folhas aromaticas

As folhas do vegetal são aromáticas e podem ser utilizadas na culinária. Elas podem ser empregadas para aromatizar receitas com seu cheiro semelhante ao da manga verde e também servir de embrulho para pratos como peixes assados e bolinhos de arroz. O prato indiano Patholi ou Kadabu, servido em festividades, utiliza as folhas longas de cúrcuma para embalar uma espécie de pamonha doce de arroz recheada de coco temperado com cardamomo.

açafrao da terra

Vasos sanguíneos

Um novo estudo publicado no Journal of Nutrition and Metabolism descobriu que uma dose diária de cúrcuma (curcumina) melhoraram significativamente o estado funcional dos vasos sanguíneos de adultos saudáveis dentro de dois meses.

Outros benefícios que podemos destacar:

  • Combate inflamações
  • Possui efeito antioxidante no organismo
  • Excelente alimento contra o câncer
  • É bom para o cérebro e combate o Alzheimer
  • Combate o colesterol e é bom para o coração
  • Ajuda a combater a depressão
  • Ajuda a perder peso

Existe alguma contra indicação?

Somente se consumida em quantidades exageradas. Na realidade qualquer alimento ou preparação em excesso pode resultar negativo. A cúrcuma particularmente pode produzir problemas gastrointestinais com dor de estômago, náuseas, gases e indigestão. Além disso, consumir grandes quantidades de cúrcuma por muito tempo pode aumentar o ácido estomacal e provocar úlceras.

Conclusão

è importante lembrar que todo alimento que você quer adicionar na sua dieta, seu médico deve ser sempre consultado, para lhe indicar se o produto realmente lhe será benéfico. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas, que são de domínio público na Internet.

Se houverem dúvidas ou sugestões de novos artigos, podem usar os comentários

Até a próxima!

Referências:

FERRARI, C.K.B. Curcumin: a culinary herb and its health benefits. Journal of Modern Medicinal Chemistry, 2013.

JURENKA, J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma Longa: a review of preclinical and clinica research. Alternative Medicine, v.14, n.2, 2009.

LIMA, C. F. et al. Curcumin induces hme oxygenase-1 normal human skin fibroblasts through redox signalling: relevance for anti-aging intervention. Molecular Nutrition and Food Research, 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *